Subprefeitura de Parelheiros troca óleo por sabão; Confira como participar
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012Você ainda joga óleo de cozinha usado no ralo da pia? Esse hábito deve parar. O descarte pela pia permite que o óleo chegue aos corpos d água contaminando e degradando todos os locais por onde passa.
Primeiro, o óleo de cozinha entope os encanamentos residenciais. O óleo gruda nas paredes das tubulações que passam a reter restos de alimentos ocasionando o entupimento. Além desse transtorno, o alimento acumulado nas tubulações atrai ratos e baratas para o estabelecimento. Em seguida, este óleo chega à rede publica de esgoto causando entupimentos em maiores proporções e gerando ainda mais transtornos e proliferação de vetores.
Nos rios, o óleo forma uma camada impermeabilizante na superfície que impede a passagem da luz do sol comprometendo o oxigênio existente e causando a morte dos peixes e da vegetação aquática. Isso tudo deixa de acontecer assim que este óleo é encaminhado para o Instituto Triângulo, pois, através de alguns processos ele é transformado em um novo produto, sabão ecológico biodegradável, que se decompõe naturalmente e com maior facilidade por ter origem orgânica. Seja consciente, guarde seu óleo e troque 2 litros de óleo de cozinha usado por 2 pedras de sabão ecológico Viva Mundo.
Para guardar este óleo depois de usado é simples:
• Espere o óleo esfriar na panela;
• Com a ajuda de um funil, despeje o óleo diretamente em uma garrafa PET ( as populares garrafas de refrigerantes);
• Em seguida feche a garrafa PET com a tampa, assim, não será exalado qualquer tipo de odor e a garrafa poderá ser guardada em qualquer local da cozinha sem atrair insetos, ratos ou baratas;
• Com um guardanapo de papel, limpe a panela em que foi preparado o alimento com óleo e faça o mesmo procedimento com funil e coloque este guardanapo no lixo orgânico;
• Quando a garrafa PET estiver cheia, leve para o Ponto de Troca mais perto de sua casa.
Por que a garrafa PET?
Em caso de acidente, como quedas, por exemplo, a garrafa PET é mais resistente. A tampa com rosca evita que o cheiro do óleo exale pela casa. Além disso, a garrafa PET também pode ser reciclada quando encaminhada para o Instituto Triângulo. O Sabão Ecológico VivaMundo é o resultado de uma ação de desenvolvimento Sustentável completa.
Ele é feito por meio do reaproveitamento do óleo de cozinha usado e é produzido pelo Instituto Triângulo desde 2003.
Além de ser um produto símbolo da sustentabilidade, já que o seu processo inclui preservação ambiental, geração de renda, emprego e consumo consciente, o Sabão Ecológico é comprovadamente biodegradável, ou seja, seus resíduos não prejudicam as águas e o solo, pois são consumíveis por microorganismos e bactérias.
O Instituto Triângulo é uma Organização Não Governamental, com certificação de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, reconhecida pelo Governo Federal, que tem como missão:
Incorporar atitude sustentável no cotidiano das pessoas que vivem no ambiente urbano.
A Subprefeitura Parelheiros apoio esse tipo de iniciativa. Acredita que pequenas ações podem contribuir com a qualidade de vida da população e a preservação ambiental.
Posto de Troca: Praça de Atendimento da Subprefeitura Parelheiros. Avenida Sadamu Inoue, 5252 – Parelheiros – Guia São Paulo
Fonte: Prefeitura de S. Paulo
Mais notícias sobre Parelheiros:
- Finalizada Operação Tapa Buraco em vias de Parelheiros; Confira
- Defesa Civil decreta atenção para deslizamentos em Parelheiros
- Parelheiros: Rede Municipal oferece atendimento em creches durante as férias
- O que abre e que fecha em Parelheiros e em São Paulo no feriado do Dia do Trabalho
- Motorista de ônibus baleado em Parelheiros passa por cirurgia no rosto